A Importância da Língua Espanhola no Brasil – Profª Julia Jurani – Espanhol

A Importância da Língua Espanhola no Brasil

Falar espanhol no Brasil tornou-se uma necessidade, talvez mais veemente que falar inglês. Vale ressaltar que o domínio da língua espanhola constitui-se em um importante diferencial em se tratando de mercado de trabalho. Trata-se do fenômeno da globalização, onde as pessoas e mercadorias passam a circular livremente nos diversos países sem possuir, no entanto, um elemento comum de comunicação.

Nesses países existem, além de 300 jornais em espanhol, 528 emissoras de rádio e duas grandes redes de televisão, todas em espanhol. O Espanhol, atualmente, é a Segunda língua mais falada no Ocidente, bem como, nos Estados Unidos. Mais de 300 milhões de pessoas fazem uso deste idioma. Hodiernamente, além do interesse particular que o Espanhol desperta em algumas pessoas é importante perceber que vivemos uma época de relações “político-comerciais” que nos decanta pela necessidade do conhecimento desse idioma.

A criação de tratados como o MERCOSUL e NAFTA prova que a língua espanhola já se tornou fundamental para a sobrevivência na nova ordem mundial. Exemplo disso, é o fato de os EUA já terem adotado o espanhol como segundo idioma, sendo que 80% dos alunos norte-americanos escolhem o espanhol como segunda língua, sem contar com os mais de 35 milhões de hispanohablantes que moram nos Estados Unidos.

A posição que a língua espanhola ocupa no mundo de hoje é de tal importância que quem decidir ignorá-la poderá correr o risco de perder muitas oportunidades de cunho comercial, econômico, cultural, acadêmico ou pessoal.

Conclui-se, portanto, que o domínio do espanhol é de fundamental importância no Brasil. O fenômeno da globalização é parcialmente responsável por essa valorização do espanhol no país à medida que eliminou as fronteiras entre países, permitindo a livre circulação de pessoas. Acordos econômicos como o Mercosul e o aumento dos investimentos na infra-estrutura do turismo internacional também têm contribuído significativamente para a valorização da língua espanhola em nosso país.

Motivos não faltam para você começar a aprender espanhol hoje mesmo. Além da importância, econômica, cultural e social, é um idioma muito belo.

Glossário
Hispanohablantes: Pessoas que possuem o espanhol como língua materna.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s